Onde tudo começou

O Hip-Hop emergiu nos anos 70 no Bronx. Nesta altura, este bairro de Nova Iorque passava por alguns dos seus dias mais decadentes. A comunidade sofria com o êxodo de centenas de milhares de residentes e a destruição de áreas de edifícios correspondentes a quarteirões inteiros.

Crime e drogas infestavam a área; um recreio pós apocalíptico para muitas crianças e adolescentes que se viriam a tornar reis, rainhas e peões da criação de um movimento cultural e original, nascido das dificuldades e da beleza encontrada neste ambiente sombrio.

Broken promises

John Fekner é um artista americano que em 1980 pintou as palavras Broken Promises, Falsas Promessas num edifício em Charlotte Street no South Bronx em resposta aos problemas sociais que atormentavam a comunidade desde os anos 60. Marginalização da comunidade, falta de habitação digna, serviços deficientes, entre outros.

As verdadeiras promessas foram feitas pelos seus jovens: eles juraram que algum dia seriam alguém através da sua arte. Afirmaram que tinham valor e que a sua alma não seria esmagada pela realidade urbana. Eles cumpriram a sua palavra e criaram uma cultura que se tornou global e ajudou a construir o mundo em que vivemos.

Museu HIP HOP

O Museu do Hip-Hop Dedicated foi criado para celebrar esta promessa. Aqui começa um longo processo de evolução que só será possível com a vossa ajuda e participação.

A sua base é um arquivo digital em constante expansão. Limpem o pó das super 8 e dos minidiscs que têm arrumados em casa e tragam-nos até nós. Concebemos esta experiência numa lógica participativa e de hiperligações através de lugares e tempos.

Roubámos de muitos lugares. Encarem isto como sampling. Referir todos os nomes é impossível e tivemos que fazer muitas escolhas difíceis.

Esta não é uma representação definitiva. É a abertura de um diálogo.

Seleccione um ponto de entrega